Apostolado da Oração

Origem

O Apostolado da Oração teve origem numa casa de estudo da Companhia de Jesus, em França (Vals, perto de Le Puy), na festa de S. Francisco Xavier do ano de 1844.

Naquela ocasião, o Padre Espiritual do Colégio - P. Francisco Xavier Gautrelet - fez uma conferência aos estudantes, em que explicou como podiam eficazmente satisfazer o desejo de colaborar com os que trabalhavam nos vários campos de apostolado para a salvação dos homens. Podiam fazê-lo, sem interromper o seu trabalho principal, que era o estudo, oferecendo com fim apostólico as suas orações, os seus sacrifícios e trabalhos.
As ideias propostas pelo P. Gautrelet, que constituem o fundamento do Apostolado da Oração, foram recebidas com entusiasmo pelos estudantes e divulgadas primeiro nas terras vizinhas do colégio e depois em toda a França.
Para difundir estas ideias, o próprio P. Gautrelet propôs uma pequena organização com o nome precisamente de «Apostolado da Oração», que teve a aprovação do Bispo de Le Puy e, em 1849, alcançou as primeiras indulgências do Papa Pio IX.

Desenvolvimento

A divulgação propriamente dita do Apostolado da Oração deve-se principalmente ao P. Henrique Ramière, também ele da Companhia de Jesus, que deve considerar-se o verdadeiro fundador, divulgador e organizador do Apostolado da Oração no mundo.

O P. Ramière, por meio de numerosos escritos, em que soube harmonicamente unir a simplicidade de expressão e a profundidade de pensamento teológico, propagou o Apostolado da Oração em todas as classes de pessoas e a todos os níveis, e deu à Obra forma definitiva e organização estável.
À morte do P. Ramière (1883), o Apostolado da Oração tinha já 35 mil centros, com mais de 13 milhões de associados nas várias partes do mundo. 

O apostolado da Oração é a maior associação que exite no Brasil e cada vez mais firme; e o Senhor também nos chama a fazer parte do apostolado da oração. Com isso, não quero dizer que você precisa fazer parte da comunidade do apostolado ou usar aquela fita vermelha que caracteriza os membros dessa associação. Estou dizendo que Deus está convidando você para entrar no apostolado, no serviço da oração.

O Senhor precisa de uma quantidade enorme de pessoas que faça o apostolado da oração, e isso é urgente. Ele precisa que muitas orações subam ao céu para que a graça d'Ele possa cair. Da mesma forma que precisa subir o vapor dos rios para formar as nuvens que se transforma em chuva, também podemos imaginar que Deus precisa das nossas orações para que Ele possa derramar Suas graças e bêncãos.

O Pai escolhe, de cada casa, de cada família, pelo menos uma pessoa que faça esse apostolado. Bom seria se você fosse o escolhido, ainda que pensasse que é o único na sua casa que participa das coisas da Igreja, que reza etc, e, por isso caia num desânimo. Mas alegre-se, porque você foi a pessoa escolhida.Se você assume a missão do apostolado da oração, as coisas vão acontecer na sua casa. Tudo pode ser mudado pela oração, qualquer coisa pode ser transformada, até o que, humanamente, parecia impossível, pela oração pode ser possível.

Mas o que quer dizer apostolado da oração? Significa conquistar almas para Deus.

Não existe nada que não possa ser mudado pela oração. Muitas vezes, descabelamo-nos por alguma coisa e buscamos mil maneiras humanas para tentar resolver, enquanto o que precisa ser mudado é a vivência no apostolado da oração. Começe a rezar. Seja por problemas com o casamento ou com os filhos, as mudanças acontecem pela oração e não por qualquer outra coisa.

Há situações, na nossa vida, que, se tivermos de parar de rezar, elas se complicarão ainda mais. Se você se esforça para não perder seu filho, sua filha ou o seu casamento e por isso você reza, muito mais o Senhor não deseja que ninguém se perca. Por isso Deus colocou você nesse apostolado da oração para que você não desanime, mas continue lutando.De acordo com o site oficial do movimento, o "Apostolado da Oração é uma associação de fiéis que, por meio do oferecimento cotidiano de si mesmos, se unem ao Sacrifício Eucarístico, no qual se exerce continuamente a obra de nossa redenção e, assim, pela união vital com Cristo, da qual depende a fecundidade apostólica, colaboram na salvação do mundo".

CARISMA DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO 

"O pilar fundamental do movimento é o amor ágape, do qual não existe maior símbolo que o Coração de Cristo", por isso a espiritualidade do Apostolada da Oração está fundamentada na devoção ao Sagrado Coração. Os membros do Apostolado rezam em nome da Comunidade e visitam os doentes rezando e lendo a Palavra de Deus, entre outras atividades.

PROMESSAS 

O Sagrado Coração de Jesus e Suas promessas

"Só o Coração de Jesus curará nossos males" (Papa Pio IX).
O Sagrado Coração é a imagem do amor de Jesus por cada um de nós. É a expressão daquilo que São Paulo disse: "Eu vivi na fé do Filho de Deus, que me amou e se entregou a si mesmo por mim" (Gálatas 2,20). É o convite para que cada um de nós retribua a Jesus este amor, vivendo segundo a Sua vontade e trabalhando com a Igreja pela salvação das almas.
Muitos Santos veneraram o Coração de Jesus. Santo Agostinho disse: "Vosso Coração, Jesus, foi ferido, para que na ferida visível contemplássemos a ferida invisível de vosso grande amor". São João Eudes, grande propagador desta devoção no século XVII, escreveu o primeiro ofício litúrgico em honra do Coração de Jesus, cuja festa se celebrou pela primeira vez na França, em 20 de outubro de 1672.
Jesus revelou o desejo da Festa ao seu Sagrado Coração à religiosa Santa Margarida Maria Alacoque, na França, mostrando-lhe o "Coração que tanto amou os homens e é por parte de muitos desprezado".
O Papa Clemente XIII aprovou a Missa em honra do Coração de Jesus e Pio X, dia 23 de agosto de 1856, estendeu a Festa para toda a Igreja a ser celebrada na sexta-feira da semana subsequente à festa de Corpus Christi. O papa Leão XIII consagrou o mundo ao Sagrado Coração de Jesus. Paulo VI disse certa vez que ela é garantia de crescimento na vida cristã e garantia da salvação eterna.
Entre as Promessas que Jesus fez à Santa Margarida está a das Nove Primeiras Sextas Feiras do mês: aos fiéis que fizerem a Comunhão em nove primeiras sextas-feiras de cada mês, seguidas e sem interrupção, prometeu o Coração de Jesus a graça da perseverança final, o que significa que a pessoa nunca deixará a fé católica e buscará a sua santificação. São as chamadas Comunhões reparadoras a Jesus pela ofensa que tantas vezes seu Sagrado Coração é tão ofendido pelos homens.
Essas são as Promessas que Jesus fez:
"No extremo da misericórdia do meu Coração onipotente, concederei a todos aqueles que comungarem nas primeiras sextas feiras de cada mês, durante nove meses consecutivos a graça do arrependimento final. Eles não morrerão sem a minha graça e sem receber os SS. sacramentos. O meu coração naquela hora extrema ser-lhe-á seguro abrigo".
 
As outras promessas do Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque:

1ª Promessa: "A minha bênção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de Meu Sagrado Coração";

2ª Promessa: "Eu darei aos devotos de Meu Coração todas as graças necessárias a seu estado";

3ª Promessa: "Estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias";

4ª Promessa: "Eu os consolarei em todas as suas aflições";

5ª Promessa: "Serei refúgio seguro na vida e principalmente na hora da morte";

6ª Promessa: "Lançarei bênçãos abundantes sobre os seus trabalhos e empreendimentos";

7ª Promessa: "Os pecadores encontrarão, em meu Coração, fonte inesgotável de misericórdias";

8ª Promessa: "As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas pela prática dessa devoção";

9ª Promessa: "As almas fervorosas subirão, em pouco tempo, a uma alta perfeição";

10ª Promessa: "Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente essa devoção o poder de tocar os corações mais endurecidos";

11ª Promessa: "As pessoas que propagarem esta devoção terão o seu nome inscrito para sempre no Meu Coração";

12ª Promessa: "A todos os que comunguem, nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da salvação eterna".

Venha nos conhecer aqui na nossa Paróquia; estamos em adoração ao Coração Eucarístico de JESUS toda quinta-feira das 18:00hs às 19:00hs e em seguida coroamos o momento com a Santa Missa.    

 

PAROQUIA SÃO CAMILO DE LÉLLIS
APOSTOLADO DA ORAÇÃO
RELAÇÃO COM ENDEREÇOS E TELEFONES
ASSOCIADAS E ZELADORA ATIVAS

Diretoria
Presidente: Fernando de Souza Nunes
Vice Presidente: Regina Coelli Bezerra Pereira Nobre
1º Secretario: Maria dos Prazeres Oliveira Nunes
1º Tesoureiro: Rita Galdino da Costa
2º Tesoureiro: Maria Alba de Carvalho

MÊS DE JANEIRO

01-Fernando de Souza Nunes
Data de Aniversario 01/01

02-Luzia do Nascimento Mata
Data de Aniversário - 16/01

03-Margarida Macedo de Brandão
Data de Aniversario 24/01

MÊS DE FEVEREIRO

01-Josefa de Araujo Alves
Data de Aniversário 07/02

02-Maria Benigna Coutinho da Silveira
Data de Aniversario 15/02

03-Francisca Oliveira Paiva
Data de Aniversario - 28/02

MÊS DE MARÇO

01-Ivanilda Oliveira Lozero
Data de Nascimento- 05/03

02-Sureide Martins Pinheiro
Data de Nascimento- 09/03

03-Maria Zilda da Silva
Data de Nascimento- 15/03

04-Almira Gomes de Oliveira
Data de Nascimento - 17/03

05-Antonia Laurentino da Silva
Data de Aniversario- 19/03

MÊS DE ABRIL

01-Francisca Lopes Pontes Rodrigues
Data de Nascimento- 07/04

MÊS DE MAIO

01-Maria da Guia Marinho
Data de Nascimento 02/05

02-Edi Cardozo da Silva
Data de Nascimento- 03/05

03-Maria de Lourdes Viana
Data d Nascimento- 03/05

04-Juarez Gerôncio Fernandes
Data de Nascimento- 09/05

05-Marinete Fernandes da Trindade
Data do Nascimento- 09/05

06-Ednéia Maia Figueiredo
Data de Nascimento - 12/05

07- Maria Alba de Carvalho
Data de Nascimento- 13/05

08-Maria da Graças Loyola Gomes
Data de Nascimento - 28/05

09-Maria das Graças de Paiva Nicolete
Data de Nascimento - 30/05

MÊS DE JUNHO

01-Maria Tereza de Freitas Paes
Data do Nascimento - 01/06

02-Maria Mafra de Morais Dantas
Data de Nascimento- 05/06

03- Maria de Lourdes Moura Jerônimo
Data de Nascimento- 08/06

04-Maria Gorete de Jesus Fernandes
Data do Nascimento- 10/06

05-Maria Tereza de Freitas Paes
Data de Nascimento- 11/06

06-Rita Galdino da Costa
Data de Nascimento- 21/06

07-Maria Aparecida Neri
Data de Nascimento- 23/06

08- Marizilda Mendonça da Silva
Data de Nascimento - 30/06

MÊS DE JULHO

01-Moacir Pereira Dantas
Data de Nascimento- 20/07

02-Kátia Suely Silva dos Passos
Data de Nascimento - 24/07

MÊS DE AGÔSTO

01-Rejane Vale Queiroz E Santos
Data de Nascimento- 04/08

02-Maria de Fátima Gomes de Paiva
Data de Nascimento - 06/08

03-Maria de Jesus do N. Dapieve.
Data de Nascimento- 08/08

04-Ezilda Alves de Medeiros
Data de Nascimento- 16/08

05-Maria de Lourdes Araujo
Data de Nascimento- 20/08

06- Vanusa Alves Teixeira
Data de Nascimento - 30/08

07-Inês Araujo de Medeiros
Data de Nascimento- 31/08

MÊS DE SETEMBRO

01-Maria dos Prazeres Oliveira Nunes
Data do Nascimento- 01/09

02-Regina Coelli Bezerra Pereira Nobre
Data de Nascimento- 01/09

03-Teresa Cristina Bezerra Pereira
Data de Nascimento - 03/09

04-Marizete de Castro Costa Victor
Data de Nascimento - 12/09

05-Elizabeth Ferreira de Oliveira
Data de Nascimento- 23/09

06-Luzanira Alves de Araujo
Data de Nascimento- 29/09

MÊS DE OUTUBRO

01-Iracema Pinheiro de Figueiredo
Data de Nascimento- 02/10

02-Julia Brito da Silva
Data de Nascimento- 03/10

03-Ednah Costa da Silva
Data de Nascimento- 05-10

04-Dagmaura Soares de Araújo
Data de Nascimento- 14/10

05-Marinete Brito da Silva
Data do Nascimento- 21/10

06-Maylene Kátia M. Santos Pereira
Data de Nascimento- 30/10

MÊS DE NOBVEMBRO

01-Maria Eliza Ferreira do Nascimento
Data de Nascimento- 09/11

02-Iraci Rodrigues de Souza Silva
Data de Nascimento- 12/11

03- Maria Jose Teixeira
Data de Nascimento- 19/11

04-Edizia Cavalcante Uchoa
Data de Nascimento- 21/11

05-Elza Barbalho de Melo
Data de Nascimento- 28/11

06-Maria Elenise Pereira
Data de Nascimento- 28/11

MÊS DE DEZEMBRO

01- Zita de Lima de Almeida
Dara de Aniversario- 01/12

02-Maria da Glória Varela de Souza
Data de Nascimento- 27/12

03-Marister Costa Penha
Data de Nascimento- 27/12

04-Niete Maximino Navarro
Data de Nascimento- 27/12

Natal, 05 de Abril de 2014.
 

PAROQUIA SÃO CAMILO DE LÉLLIS
APOSTOLADO DA ORAÇÃO
RELAÇÃO DAS ASSOCIADAS E ZELADORA ATIVAS

ASSOCIADAS/ZELADORAS

Nº 01-Antonia Laurentino da Silva
Nº 02-Almira Gomes de Oliveira
Nº 03-Dagmaura Soares de Araújo
Nº 04-Edi Cardozo da Silva
Nº 05-Edizia Cavalcante Uchoa
Nº 06-Ednah Costa da Silva
Nº 07-Ednéia Maia Figueiredo
Nº 08-Elizabeth Ferreira de Oliveira
Nº 09-Elza Barbalho de Melo
Nº 10-Ezilda Alves de Medeiros
Nº 11-Fernando de Souza Nunes
Nº 12-Francisca Lopes P Rodrigues
Nº 13-Francisca Oliveira Paiva
Nº 14-Inês Araujo de Medeiros
Nº 15-Iracema Pinheiro Figueiredo
Nº 16-Iraci Rodrigues de Souza Silva
Nº 17-Ivanilda Oliveira Lozero
Nº 18-Juarez Gerôncio Fernandes
Nº 19-Julia Brito da Silva
Nº 20-Josefa de Araujo Alves
Nº 21-Kátia Suely Silva dos Passos
Nº 22-Luzanira Alves de Araujo
Nº 23-Luzia do Nascimento Mata
Nº 24-Maylene Kátia M. S. Pereira
Nº 25-Margarida Macedo Brandão
Nº 26- Maria Alba de Carvalho
Nº 27-Maria Aparecida Neri
Nº 28-Maria Benigna C. da Silveira
Nº 29-Maria Eliza F. do Nascimento
Nº 30-Maria Elenise Pereira
Nº 31-Maria de Fátima G. de Paiva
Nº 32-Maria da Glória V. de Souza
Nº 33-Maria da Guia Marinho
Nº 34-Maria da Graças Loyola Gomes
Nº 35-Maria das Graças P. Nicolete
Nº 36-Maria de Jesus do N. Dapieve
Nº 37- Maria Jose Teixeira
Nº 38-Maria de Lourdes Araujo
Nº 39- Maria de Lourdes M. Jerônimo
Nº 40-Maria de Lourdes Viana
Nº 41-Maria Gorete de J. Fernandes
Nº 42-Maria Mafra de Morais Dantas
Nº 43-Maria dos Prazeres O. Nunes
Nº 44-Maria Tereza de Freitas Paes
Nº 45-Maria Zilda da Silva
Nº 46-Marinete Brito da Silva
Nº 47-Marinete Fernandes Trindade
Nº 48-Marister Costa Penha
Nº 49-Marizete de Castro C. Victor
Nº 50- Marizilda Mendonça da Silva
Nº 51-Moacir Pereira Dantas
Nº 52-Niete Maximino Navarro
Nº 53-Regina Coelli Bezerra P. Nobre
Nº 54-Rejane Vale Queiroz E Santos
Nº 55-Rita Galdino da Costa
Nº 56-Sureide Martins Pinheiro
Nº 57-Teresa Cristina Bezerra Pereira
Nº 58- Teresa Cristina V. Araujo
Nº 59- Vanusa Alves Teixeira
Nº 60- Zita de Lima de Almeida