Terço dos Homens (toda terça-feira às 19:30hs)

A origem 

Homens em oração

Foto: Membros do Terço e o Padre Valtair 

A origem do Rosário é muito antiga, pois conta-se que os monges anacoretas usavam pedrinhas para contar o número das orações vocais. Desta forma, nos conventos medievais, os irmãos leigos dispensados da recitação do Saltério (pela pouca familiaridade com o latim), completavam suas práticas de piedade com a recitação de Pai-Nossos e, para a contagem, o Doutor da Igreja São Beda, o Venerável (séc. VII-VIII), havia sugerido a adoção de vários grãos enfiados em um barbante.

Na história também encontramos Maria que apareceu a São Domingos e indicou-lhe o Rosário como potente arma para a conversão: "Quero que saiba que, a principal peça de combate, tem sido sempre o Saltério Angélico (Rosário) que é a pedra fundamental do Novo Testamento. Assim quero que alcances estas almas endurecidas e as conquiste para Deus, com a oração do meu Saltério".

Essa devoção, propagada principalmente pelos filhos de São Domingos, recebe da Igreja a melhor aprovação e foi enriquecida por muitas indulgências. Essa grinalda de 200 rosas - por isso Rosário - é rezado praticamente em todas as línguas, e o saudoso Papa João Paulo II e tantos outros Papas que o precederam recomendaram esta singela e poderosa oração, com a qual, por intercessão da Virgem Maria, alcançamos muitas graças de Jesus, como nos ensina a própria Virgem Santíssima em todas as suas aparições. 

O terço pode ser rezado individual ou coletivamente. O terço é uma das mais queridas devoções a Nossa Senhora. Aparecendo em Fátima, ela pediu aos pastorzinhos: "Meus filhos, rezem o terço todos os dias". 

Nossa Senhora do Rosário, rogai por nós!

 

Conheça os Mistérios 

MISTÉRIOS GOZOSOS (reza-se  na segunda e sábado)

MISTÉRIOS LUMINOSOS (reza-se na quinta-feira)

MISTÉRIOS DOLOROSOS (reza-se terça e sexta-feira)

MISTÉRIOS GLORIOSOS (reza-se na quarta-feira e domingo)

 

ORAÇÃO PREPARATÓRIA

 

VINDE ESPÍRITO SANTO, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado. E renovareis a face da terra.
Oremos: Deus que instruístes os corações de vossos fiéis com a Luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo espírito e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso. Amém.
OFERECIMENTO DO TERÇO
Divino Jesus, nós vos oferecemos este Rosário que vamos rezar, meditando nos mistérios da nossa Redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção.
Oferecemos, particularmente, em desagravo dos pecados cometidos contra o Santíssimo Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria, pela paz do mundo, pela Santa Igreja, pela santificação das famílias, (intenções que se quer incluir no Rosário).
Segurando a Cruzinha do Terço, reze:
CREIO EM DEUS PAI Todo-poderoso, Criador do céu e da terra e em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai Todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos; creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna. Amém.
Homenagem à Santíssima Trindade (Em homenagem à Santíssima Trindade, reza-se um Pai-Nosso, três Ave-Marias e um Glória-ao-Pai; a primeira Ave-Maria em honra a Deus Pai que nos criou; a segunda, a Deus Filho que nos redimiu; a terceira, ao Espírito Santo que nos santifica.)
Portanto, na primeira conta grande, reza-se:
PAI NOSSO, que estais nos céus, santificado seja o Vosso nome, venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no céu. O PÃO NOSSO de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. Não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.
Em cada uma das 3 contas pequenas, reza-se:
AVE MARIA, cheia de graça, o Senhor é Convosco; bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o Fruto do Vosso ventre, Jesus. SANTA MARIA, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores,agora e na hora de nossa morte./ Amém.
No intervalo entre estas 3 contas e a próxima conta grande, reza-se:
GLÓRIA AO PAI, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ó MEU JESUS, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem.
Obs: A jaculatória a ser intercalada entre as dezenas do Rosário, após o Glória é:
"Ó meu Jesus perdoai-nos livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu e socorrei principalmente as que mais precisarem e abençoai o santo Padre o Papa, todos os bispos e sacerdotes e todo o povo de Deus, abençoai e santificai as nossas famílias e dai-nos a vossa paz. Sagrado Coração de Jesus, providenciai!" 

 

 

MISTÉRIOS GOSOSOS 

1- Anunciação do Arcanjo São Gabriel à Nossa Senhora. No primeiro mistério contemplemos a Anunciação do Arcanjo São Gabriel à Nossa Senhora.

1 pai-nosso ... 10 ave-maria ... 1 Glória

2- A visita de Nossa Senhora à sua prima Santa Isabel. No segundo mistério contemplemos a Visitação de Nossa Senhora à sua prima Santa Isabel.

1 pai-nosso ... 10 ave-maria ... 1Glória

3- O nascimento de Jesus em Belém. No terceiro mistério contemplemos o Nascimento do Menino Jesus em Belém.

1 pai-nosso ... 10 ave-maria ... 1 Glória

4- A apresentação do Menino Jesus no Tempo. No quarto mistério contemplemos a Apresentação do Menino Jesus no templo e a Purificação de Nossa Senhora.

1 pai-nosso ... 10 ave-maria ... 1 Glória

5- Encontro de Jesus no Templo entre os Doutores da Lei. No quinto mistério contemplemos a Perda e o Encontro do Menino Jesus no templo.

1 pai-nosso ... 10 ave-maria ... 1 Glória

 

MISTÉRIOS LUMINOSOS

1. O batismo do Senhor Jesus no Jordão: No primeiro mistério contemplemos o batismo de Jesus realizado por João Batista, que diz: "Eis o Cordeiro de Deus". (Cor 5, 21; Mt 3, 17)

1 pai-nosso ... 10 ave-maria ... 1 Glória 

2. As Bodas de Caná: No segundo mistério contemplemos a festa de casamento, onde a mãe de Jesus, diz: "Fazei tudo que Ele vos disser". (Jo 2, 1-12)

1 pai-nosso ... 10 ave-maria ... 1 Glória 

3. A proclamação do Reino: No terceiro mistério contemplemos Jesus nos pedindo: "Convertei-vos e crede no Evangelho". (Mc 1, 15)

1 pai-nosso ... 10 ave-maria ... 1 Glória 

4. A Transfiguração de Jesus: No quarto mistério contemplemos o convite: "Mestre é bom estarmos aqui..." (Lc 9, 35)

1 pai-nosso ... 10 ave-maria ... 1 Glória 

5. Instituição da Eucaristia: No quinto mistério contemplemos o Pai nos dizendo: "Este é o meu Filho muito amado, escutai-o". (Jo 13, 1) 

1 pai-nosso ... 10 ave-maria ... 1 Glória 

 

MISTÉRIOS DOLOROSOS

1- A agonia de Jesus no Horto das Oliveiras. No primeiro mistério contemplemos a Agonia de Cristo Nosso Senhor, quando suou sangue no Horto.

1 pai-nosso ... 10 ave-maria... 1 Glória

2- A flagelação de Jesus atado à coluna. No segundo mistério contemplemos a Flagelação de Jesus Cristo atado à coluna.

1 pai-nosso ... 10 ave-maria ... 1 Glória

3- A coroação de espinhos de Jesus. No terceiro mistério contemplemos a Coroação de espinho de Nosso Senhor.

1 pai-nosso ... 10 ave-maria ... 1 Glória

4- A subida dolorosa do Calvário. No quarto mistério contemplemos Jesus Cristo carregando a Cruz para o Calvário.

1 pai-nosso ... 10 ave-maria ... 1 Glória

5- A morte de Jesus. No quinto mistério contemplemos a Crucificação e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.

1 pai-nosso ... 10 ave-maria ... 1 Glória

 

MISTÉRIOS GLORIOSOS

1- A ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. No primeiro mistério contemplemos a Ressurreição de Cristo Nosso Senhor.

1 pai-nosso ... 10 ave-maria ...1 Glória

2- A ascenção admirável de Jesus Cristo ao céu. No segundo mistério contemplemos a Ascensão de Nosso Senhor ao Céu.

1 pai-nosso ... 10 ave-maria ... 1Glória

3- A vinda do Espírito Santo. No terceiro mistério contemplemos a Vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos reunidos com Maria Santíssima no Cenáculo em Jerusalém.

1 pai-nosso ... 10 ave-maria ... 1 Glória

4- A assunção de Nossa Senhora no Céu. No quarto mistério contemplemos a Assunção de Nossa Senhora ao Céu.

1 pai-nosso ... 10 ave-maria ... 1 Glória

5- A coroação de Nossa Senhora no Céu . No quinto mistério contemplemos a Coroação de Nossa Senhora no Céu como Rainha de todos os anjos e santos.

1 pai-nosso ... 10 ave-maria ... 1 Glória

 

Agradecimentos

Infinitas; graças vos damos, Soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossa mão Liberais. Dignai-vos agora e para sempre tomar-nos debaixo do vosso poderoso amparo e para mais vos obrigar vos saudamos com uma:

Salve Rainha

Salve Rainha, Mãe de Misericórdia, vida, doçura, esperança nossa, salve!
A vós bradamos, os degredados filhos de Eva; a vós suspiramos gemendo e chorando neste vale de lágrimas.
Eia, pois, advogada nossa esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro nos mostrai a Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó Clemente, ó Piedosa, ó Doce, sempre virgem Maria.

V. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus,
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Consagração à Nossa Senhora

Ó, Minha Senhora e também minha mãe
Eu me ofereço, inteiramente todo a vós.
E em prova da minha devoção
Eu hoje vos dou meu coração.

Consagro a vós meus olhos, meus ouvidos, minha boca.
Tudo o que sou, desejo que a vós pertença.
Incomparável mãe, guardai-me e defendei-me,
Como coisa e propriedade vossa, Amém
Como coisa e propriedade vossa, Amém.