O que significa

Pentecostes?

O que significa Pentecostes?

É a palavra grega que significa "quinquagésimo", porque esta festa era celebrada 50 dias após a Páscoa (Lv 23.15,16). Chamada em hebraico de "shavuot", plural de "shavua", significa "semana", mas é também conhecida como a Festa das Primícias, pois coincidia com o fim da colheita de trigo. O nome "Festa de Pentecostes" ficou assim conhecido, por ser realizada no quinquagésimo dia após a Páscoa.

 

O Espírito Santo é uma Pessoa Viva

"A missão do Espírito Santo, enviado pelo Pai em nome do Filho e pelo Filho "de junto do Pai" (Jo 15, 26), revela que o Espírito é com eles o mesmo Deus único. "Com o Pai e o Filho é adorado e glorificado" (Cat. §263). Ele é uma Pessoa divina, viva, que fala, ouve, sente, age...

"O Espírito Santo procede do Pai enquanto fonte primeira e, pela doação eterna deste último ao Filho, do Pai e do Filho em comunhão" (S. Agostinho , A Trindade 15,26,47).

Ele "falou pelos Profetas", ensina o Credo. Por "profetas", entendemos todos aqueles que o Espírito Santo inspirou para o anúncio de viva voz e na redação dos livros sagrados, tanto do Antigo como do Novo Testamento.
Diz São Pedro: "Porque jamais uma profecia foi proferida por efeito de uma vontade humana. Homens inspirados pelo Espírito Santo falaram da parte de Deus" (2 Pe 1, 21).
 
São Paulo diz: "Não extingais o Espírito" (1Ts 5,19). Ele pode ser sufocado em nossa alma por nossos pecados. "Não contristeis o Espírito Santo de Deus, com o qual estais selados para o dia da Redenção" (Ef 4,30). Ele pode ser entristecido quando viramos as costas para Deus, quando negamos suas Leis, quando somos preguiçosos em ouvi-lo e seguir suas moções.

"A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós!" (2Cor 13,13), deseja São Paulo.